Brasília Vista do Céu

Brasília Vista do Céu

O desafio de qualquer fotógrafo é mostrar de forma nova o tema escolhido. Fotografar esta cidade, pra mim, nunca foi um trabalho fácil. Brasília já foi registrada por grandes fotógrafos e de muitas maneiras diferentes.
A luz dourada do inverno este ano foi especial para mim.
Lúcio Costa dizia que o céu é o mar de Brasília e foi navegando neste mar que encontrei imagens novas para mostrar ao mundo, uma Brasília diferente e ainda não vista.
As 6 horas da manhã do dia de São João decolei num helicóptero com esta missão.
Era tudo muito azul, pois o sol ainda não havia nascido.
A sensação térmica, no helicóptero com as duas portas abertas, era de 7 graus. Por mais que tenha voado de helicóptero em diversos lugares, inclusive na antártica, sempre vem um frio na barriga de um novo vôo.
No horizonte, visto da ponta da asa sul, surge o sol dourado. Boa parte da cidade ainda dorme quando o azul que restou da noite vai dando lugar ao amarelo do sol, que abre caminho, revelando uma cidade linda e colorida
Nas copas das árvores começo a ver rios verdes entre os prédios e vias nas quadras da capital. As curvas das tesourinhas, os arcos da ponte JK e tudo mais começa a ter vida na aurora de Brasilia . O dia continua a chegar e as sombras vão mudando de lugar, revelando coisas que meu olhar ainda não tinha visto. Vejo do alto os desenhos do Lúcio Costa e de Oscar Niemeyer fazerem mais sentido em minha cabeça que desde menino estuda esta cidade. Vejo do alto os jardins de Burle Marx e me encanto com a Praça das Fontes, no Parque da Cidade e a Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano. O painel do Athos Bulcão no Teatro Nacional e a praça Portugal me mostram a planice de Nazca do planalto central. O Museu da República visto de cima me trouxe a leveza que o concreto pode ter dentro de toda sua densidade. A tarde a cidade volta a se colorir para a chegada da noite. A esplanada parece uma grande pista de pouso, mas é o corpo do avião que fez minha imaginação voar mais alto. Com 8 anos aqui cheguei e na mesma idade segurei pela primeira vez uma camera fotográfica. Depois da primeira foto comecei a ver a luz de forma diferente e me descobri fotógrafo anos depois. Estas fotos são o resultado de muitos anos de estudo, muitas fotos produzidas e algumas boas horas de vôo. Este projeto foi um grande desafio e estas fotos são meu presente para todos os brasilienses e brasileiros que admiram Brasília. Cidade monumento e museu vivo da nossa história ao ar livre. Capital deste grande país.
Os próximos passos deste desafio, agora em terra, é eternizar estas fotos em uma publicação de arte a altura da cidade.

Bento Viana
Fotógrafo

ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

662 comentários sobre “Brasília Vista do Céu

  1. Olha parabéns..adorei suas fotos são maravilhosas,atualmente moro em Miami e já vivi muitos anos na capital.Conheço bem minha cidade e jamais observei fotos deste nível,congratulations my friend..

  2. Maravilhoso! Belo trabalho revela ângulos e cores de uma das cidades mais lindas do Planeta! Parabéns e obrigado por compartilhar na rede

  3. Olha, nos 35 anos que moro em Brasília, já vi muitas fotos lindas pois Brasília é uma cidade muito boa de fotografar pelo verde em contraste com o concreto e a própria arquitetura única da cidade. Essas fotos são as mais bonitas de Bsb que já vi, as que pegam o horizonte arredondado são fantásticas.
    Parabéns, Bento.

  4. Caríssimo Amigo, você realmente é um artista e fiquei emocionado com a beleza de nossa cidade através de seus olhos e fotos. Seria possível você me enviar essas fotos por e-mail, pois queria fazer uma pasta para mostrar àqueles que não conhecem nossa cidade. Mostrar àqueles que falam que aqui não existe nada de bonito, e também quando estiver no estrangeiro, eles vão ficar encantados. É só para economizar o tempo de copiar de uma por uma… Agradeço desde já, e o parabenizo-o mais uma vez pelas fotos e pelo seu belíssimo dom. Um grande abraço!!! ANDERSON MARTINS (anderson11066@gmail.com)

  5. Belíssima sensibilidade no olhar sob Brasília. Isso mexe com a emoção de quem nasceu e cresceu com essa cidade, mesmo detonada por governantes “estrangeiros”, sem raízes com a terra.

  6. Senhor Viana, meu respeitos e meus parabéns, se esse é só um fragmento de seu trabalho, imagino o prazer de conhecê-lo por inteiro. Vi uma a uma das fostos postadas, pois adoro Brasília, cidade em que vivo a 33 anos. As
    fotos estão belíssimas, a luz capitada de maneira magistral, o angulo inusitado, o foco perfeito… arte pura ! Viva Brasília de todos os brasileiros.

  7. Simplesmente MARAVILHOSAS FOTOS! Parabéns! Que tal expô-las em um dos Espaços Culturais da Câmara Legislativa? Entre em contato conosco no Conselho Curador de Cultura da CLDF: 3348-8286. Selma Mesquita – presidente do CCC/CLDF

  8. Sensacionaaal! Morei em Brasília por um curtíssimo espaço de tempo, mas aprendi a amar demais esse lugar. Vendo as fotos bateu uma saudade e tornou ainda mais latente o amor que tenho por esse cerrado! Parabéns, é um trabalho sensacional!

  9. Nossa fiquei surpresa com a beleza de Brasília!!! Essa visão nos mostra tudo que não conseguimos ver!!!
    Parabéns lindo trabalho!!

  10. Parabéns ao fotógrafo Bento Viana, Esse “Brasília Vista do Céu” é um verdadeiro presente aos internautas que gostam de arte, de urbanismo, de arquitetura – enfim desta fantástica realização do povo brasileiro no Planalto Central do nosso pais.

  11. Além de lindas suas, fotos fogem do lugar-comum, trazendo nova informação sobre estruturas que fazem parte de nosso cotidiano. Parabéns e muito obrigado!

  12. Parabéns pelas lindíssimas fotos da cidade que mais amo. Conheço 28 paises e Brasília ocupa 100% do meu coração. Forte abraço. Braga.

  13. Encantada, deslumbrada com as belas imagens dessa terra maravilhosa que me acolheu e tive o privilégio de permanecer por 25 anos. Belíssimo trabalho!!Parabéns!!

  14. Parabéns pelo trabalho. Brasilia é linda no tete a tete, mas vista de cima é ainda mais bonita.
    Nos faz gostar mais dela. Estas tomadas podem muito bem ser usados para propaganda da Copa. Fica muito mais gostoso ir a estes lugares e estar ali imaginando a vista de cima. Enriquece muito o imaginário.

  15. Parabéns!!!!! Não consegui nem escolher uma favorita. Nos avise quando o livro sair (espero que não seja só presente do GDF). Quero muito! Adoro fotos, amo Brasília e a sua visão foi bem diferenciada e emocionante. Vou presentear várias pessoas com uma cópia… S2 Parabéns mesmo.

    1. só que ai mora tbm. políticos, faltou fografar a grana na cueca. kkk, sem desmerecer seu trabalho que vc. foi muito feliz nas fotos + 1 x parabens.

      1. Caro José Carlos Ferreira,
        Brasília é muito mais do dinheiro na cueca e políticos corruptos.
        Minha intenção com este trabalho é poder mostrar ao mundo que esta cidade tem muito mais além das manchetes políticas.
        Grato pelo seu comentário!
        Atenciosamente,
        Bento Viana

  16. Parabéns, Viana. É um belo presente para nós, amantes de Brasília, e para aqueles que ainda não a conhecem. Ah, aquela foto da PGR, com os reflexos do sol, ficou simplesmente mágica.

  17. Sensacional ! Eu ganhei o livro do Governador e gostaria de ser avisada qdo vc lançar o seu! Quero dar de presente ! Foi de helicóptero, ultra-leve, balão ? Como foi ? É lindo demais.. Parabéns !

  18. kara………..qeria dizer uma palavra que fosse mais que BELISSSIMAS FOTOS, no to achando, mais posso ti dizer, nao guardei essas imagens nos meus arquivos visuais, mas guardei bem aki no coração.obrigado. por mim mostrar Brasília de n ovos angulos. e guando sair o livro, gostaria de te-lo….

  19. Amei! Reconheci vários locais, mas alguns lugares, devido ao ângulo e altura em que você se encontrava, até para mim, se tornaram motivos para explorar Brasília mais um pouco e adivinhar onde eles se encontram.

  20. Bento belíssimo trabalho, uma visão de brasilia que poucos teriam a oportunidade de ver caso não tivesse você feito tão lindas imagens.

  21. Trabalho bem feito e com muita arte. Boa idéia do Governador do Distrito Federal. E porque não aproveitar para divulgar Brasília para o turismo mundial?

  22. Simplesmente fenomenal, Brasília retratada, com essa amplitude e beleza, ficou ainda mais linda de como a vimos nascer/desenvolver. Parabéns pela excelente cobertura fotográfica panorâmica da Capital que deve ser divulgada e mantida nos anais de nossa história contemporânea…!

  23. Parabéns Bento Viana, fotos maravilhosas, amo Brasília, cidade onde tenho o privilégio de residir com minha família há mais de 35 anos.

  24. Brasília dos seus finais de tarde retratados aqui em diversas fotos. Eu que estudava pela manhã tinha pelos finais de tarde de Brasília um particular apreço. Era quando íamos jogar bola, jogar conversa fora, jogar um papo com a linda menina para ver se colava. Também tirar fotografia. Passear e, no início da minha vida laborativa, iniciar a jornada às 18:00 HS, na compensação de cheques na Caixa Econômica Federal. Foi numa tarde dessa que descobri o desejo de casar e casei!

  25. Sr. Bento Viana,
    Você está de parabéns… suas fotos conseguiram descrever na íntegra e nos mínimos detalhes toda a beleza de Brasília.
    Fantástico o seu trabalho.
    Parabéns pelo excelente e magnífico trabalho.

    1. Ao Bento Viana:
      Belas fotos que, sem dúvida, merecem um livro. Confesso que, ao ver as fotos, só agora “descobri” boa parte da arquitetura de Brasilia, Parabéns, Ricardo Farret, arquiteto

  26. Fantástico seu trabalho! As fotos estão lindas… Salvei muitas aqui para usar como protetor de tela e matar um pouco da saudade, já estou fora da cidade faz mais de 2 anos. Parabéns!!!

  27. Estou impressionada e mais apaixonada ainda pela minha cidade. Ela tem belezas que até eu desconhecia. Trabalho maravilhoso! Precisa ser mais divulgado. Parabéns!!!

  28. Obrigada Beto Viana, adorei, meus parabéns, AMOOOO BRASÍLIA DE PAIXÃO, aqui nasceram meus filhos, aqui quero VIVER SEMPRE…

  29. Meus parabéns, pela qualidade das fotos, principalmente pelo ângulo de visão, nunca vi algo tão bonito com é Brasília.
    Sua fotos são de uma realidade fora do comum, a visão da nossa querida Brasília mostrada de ângulos nunca explorados. Mais uma vez parabéns e continue mostrando ao mundo este encanto que é Brasília.
    Sou um CANDANGO morando fora de casa….. um dia voltarei….. enquanto isso… continue nos presenteando
    com o seu lindo trabalho.
    Celso Gianni

  30. Recebi por e-mail um link para estas fotos. Poucas vezes na vida vi tantas imagens espetaculares juntas. A primeira foto, da catedral, é de fazer palpitar o coração. PARABÉNS, você é um grande artista.

  31. Ela por cima eh muito linda realmente. Grotta Ferrara tambem eh muito bonita. O fotografo conseguiu superar o Orlando Britto. Parabens a ele.
    Att. Aliberto

  32. Fotos maravilhosas…Nossa Brasília é linda e voce teve a sorte de pegar os melhores ângulos… acho que antes nunca vistos. Parabéns.

  33. Cor… forma… textura… poesia… Sou fã do seu trabalho, Bento!!! Grata pelas belezas que seu olhar elegeu, e seu coração compartilhou!

  34. Belíssimas fotos com angulos inauditos. Foco e saturação de cores fantásticas. Vou enviar a outros amantes da fotografia. Mario Jorge Tavares – Foto Clube de Londrina – PS por curiosidade, que câmera e lentes utilizou? No tratamento utilizou HDR com que aplicativo?

    1. Caro Mário,
      Fico feliz que tenha gostado do meu trabalho.
      Usei um 5D MARK II e uma Nikon D3. Não usei HDR e fiz todo o tratamento usando apenas o Lightroom.
      Grato pela divulgação do trabalho também!
      Abs,
      Bento Viana

  35. São as mais lindas fotos que já vi de Brasília! Parabéns pelo trabalho! Quem se eu fosse uma das pessoas que ganharia tal presente!

  36. Maravilhosas fotos. Parabens. Adoro Brasilia e suas fotos traduzem toda a beleza, modernidade, luz e brilho da Capital. Parabens

  37. Eu amo Brasilia ms não tinha noção de como era mais bonita vista de cima…. seu detalhes…cores….movimentos..eh uma vagem espetacular.Voce esta de parabens plo trabalho.

  38. Que trabalho fantástico! Olhar de um verdadeiro artista dessa cidade que tem o céu mais lindo do mundo e pelo visto tem a vista do céu mais linda também! Parabéns!!!

  39. Brasília é unica. Ousada. É a pura totalidade de perfeição. Eu não consigo ver defeito nesta cidade. Aí todos os moradores consegue transformar toda energia negativa em energia positiva. Vai ser o nosso “porto seguro”daqui uns 5Oanos. Parabéns, voce conseguiu fotos lindas.

  40. Belas fotos, impressionante. Brasília ainda é uma cidade como poucas no Brasil em que há árvores. O mesmo não se pode dizer de cidades-satélites, completamente concretadas. Isso, para mim, é um lembrete bem claro: é preciso que os moradores tenham uma visão muito além do umbigo e olhem por Brasília, zelem por Brasília. Para que ela não perca seu status de patrimônio da humanidade, estando totalmente entregue à ganância das imobiliárias e construtoras, que torcem para entupi-la de prédios altos e adensados em uma paisagem quase que completamente desprovida de árvores. Se o trânsito já se encaminha para uma desgraça na atualidade, com engarrafamentos crescentes, imagina em um cenário apocaliptico como este? Imagine então o conforto térmico, com mais superfície concretada esquentando sob o sol de verão, aumentando ainda mais a temperatura na cidade? Ou então, com prédios mais altos e menor circulação de ar entre eles, favorecendo a concentração de poluentes na atmosfera, poluentes estes liberados pelos carros em número muito maior, conduzidos por um número maior de pessoas que agora estariam morando todas em um lugar planejado para no máximo 500 mil habitantes? Seríamos uma São Paulo do planalto central, respirando mais poeira e ozônio, com olhos irritados, doentes, hospitais sem condições de atender à demanda crescente. As pistas, antes rápidas, por onde outrora dirigia um jovem Piquet, seriam trancadas, com carros andando lentamente e facilmente ultrapassados por algum senhor de idade usando andador. Ah, e sem falar do problema das chuvas de fim de ano, que agora não teriam mais por onde infiltrar suas águas em um solo a partir de então impermeabilizado. Essa água correria sobre o chão, sobre as pistas, iria para as tesourinhas… já pensou que maravilha? Seria o inferno na Terra, no caso, na terra da alvorada de um sonho profético que a partir de então, em um futuro ainda hipotético, se torna um pesadelo, cena digna de figurar em um inferno de Dante. Poderia mencionar os problemas de tubulações de esgoto afogadas por excesso de dejetos e águas servidas, rompendo-se e vazando em maior freqüência que hoje, pelas vias de um Plano com o triplo de habitantes; a falta de água potável que hoje já é uma ameaça, mas que em um cenário de Brásilia desfigurada pela ganância de construtores se tornaria cada vez mais frequente; ou em um lago-cartão-de-visitas, único no país, a partir de então fortemente poluído em conseqüência da substituição do gabarito baixo da cidade-patrimônio. Que belo recado a dar aos dirigentes do mundo que enviam suas delegações à capital do país: o de sermos uma nação que se por um lado almeja realizar seu potencial de grande entre os grandes, por outro cai em desgraça à mercê de interesses mesquinhos que nos obrigariam a vestir a máscara da inépcia, da inconseqüência e da vergonha. Vergonha que não seria alheia, mas coletiva e compartilhada não só entre nós, mas igualmente entre nossos filhos, netos e seus filhos, por gerações a seguir. Brasilienses, pensem com carinho em que legado deixar aos teus descendentes e aos livros de história.

    1. Não quero ser o porta-voz do pessimismo, mas, Brasília entrou num processo de degradação irrerversível.
      Infelizmente, não há como mudar essa realidade. Brasília caminha a passos largos para se tornar uma metrópole sem qualquer tipo de controle urbano e, suas características se perderão em função dos interesses imobiliários, empresariais, jurídicos e políticos corruptos que criam legislações que autorizam a contrução sem qualquer controle em Brasília.

  41. Parabéns Bento Viana! A fotos são maravilhosas , estou em Brasília há dois meses e estas fotos me fizeram descobrir coisas lindas aqui … Excelente trabalho em todos os sentidos, vc tb vai editar algum tipo d elivro-ábum que poderá serr vendido, se for por favor nos avise onde poderemos comprá-lo…
    ana lúcia nogueira

  42. Maravilha ! Um olhar sobre Brasilia , realmente único ! Lindo trabalho ! Parabéns ! Admiro seu talento ….ganhou um fã ! Abraços !

  43. Lindas fotos, angulos inusitados. Algumas fotos eu não consegui distinguir de onde são , é como um jogo de adivinhação. Vc está de parabéns pelo seu trabalho. Vou aguardar o livro ansiosa.

  44. Impressionante.Morei nesta cidade 3 anos da minha vida e a correria do dia-a-dia não deixava ou escondia imagens tão lindas…Obrigado por tê-las nos mostrado.PARABÉNS.

  45. Bento! Ficaram sensacionais as fotos! Parabéns…gostei muito mesmo da foto em que o prédio está sendo “engulido” pelas árvores…show!

  46. muito boas as fotos, trabalho belíssimo de um fotógrafo que sabe buscar o melhor ângulo e as mais belas paisagens aproveitando os contrastes de luz e sombra. Parabéns

  47. Imagens que o Brasil nao se orgulha. Ledo engano. Políticos são de todos os estados do Brasil. Brasilia e de todos os brasileiros. Brasileiros, venham prestigiar sua capital.
    Parabéns fotografo. Parabéns Brasília.

  48. Magnífico!!! Espetacular!!! Genial!! Cara, é espantoso como você capta a essência dessa cidade, desse lugar. É impressionante. É o olhar fotográfico mais incrível e real que eu já vi. Fabuloso!!! ( “roubei” algumas , já que levar esse álbum seria demais, ok ? ) Parabéns!!! Faz logo esse livro. Você tem o olhar mais apaixonado e “diferenciado de ver o belo óbvio “desse lugar”. Por que foi isso que vc fez viu o lugar e toda a esplendora beleza que ele se deixa ver. Parabéns!!!
    Abs,
    Eli Pinheiro

  49. Fantástico!!! Você conseguiu aflorar em todos nós a emoção do que é viver aqui em Brasília. Aliou de forma maravilhosa o sentimento vivo à técnica de cada imagem apresentada pelo seu foco.
    Obrigada pela emoção que nos faz sentir quando vemos nossa querida cidade de tantos ângulos e cliques diferentes.
    Um abraço,
    Jane Campos

  50. Thereza
    27/08/2012
    Morei em Brasilia durante 14 anos, precisei sair por circunstâncias da vida, mas sou uma apaixonada por Brasília!!!!!
    Parabéns pelo belo trabalho……

  51. Nossa! fotos belissímas, Brasília muito bela, você é um artista da foto, está de parabéns, gostei muito daquelas que
    ficaram com o ângulo redondo…muito interessante, obrigada por retratar Brasília assim tão bela. Gde abço.

  52. Eu já havia reparado o quanto esta cidade é linda vista do avião mas este trabalho mostra o porque ela me fascina tanto. Minha cidade é maravilhosa!!!
    Parabéns pelo seu trabalho.

    1. Caro Ludson,
      Fiz algumas fotos do entorno, mas não coloquei ainda.
      Me concentrei na parte do corpo do avião.
      Tenho pensado em continuar o trabalho fotografando as cidades do entorno de Brasília, mas ainda é só uma idéia.
      Ok?
      Abs,
      Bento

  53. Eu cheguei em Brasíla, no mès de abril de l960 e fiquei morando até 1964. Se soubesse que iria evoluir tanto, jamais teria retornado para o Rio de Janeiro, Realmente a cidade se transformou num cenário deslumbrante. Parabèns!!!!!!

  54. Eu cresci aqui em Brasília e gosto muito dela e gosto muito quando vejo fotos como essas lindas fico contente pois valoriza a nossa capital .Os Brasileiros precisam conhecer o nosso Brasil para depois irem para outros paises. Obrigada pelas fotos.

  55. Parabéns Bento Viana pelas fotos. Assim temos outra imagem de nossa Capital Federal. Pois aqui de longe só vemos a sujeira governamental. Abraços.

  56. Parabéns Bento, trabalho fotográfico impecável, difícil, de bom gosto e de muito, muito talento. Só alguém com tanto amor por essa cidade tem condições de lapidar dos espaços comuns tão belas imagens.

  57. Espetaculares!!! Revelam um talento realmente artístico do fotógrafo, na composição de imagens e harmonia das cores, para além de serem excelentes signos e cartões postais informativos sobre Brasília. Parabéns! São excelentes!

  58. Parabéns!!! Vou divulgar no face!!!
    qual é aquele predio que tem o telhado “oco” e o desenho de uma “coroa”???
    visto assim eu não consegui identificar!!!

    m lindo
    bjobjooo

  59. Bento, dizer que suas fotos ficaram lindas e maravilhosas é pouco. Acho que você transformou imagens de coisas que às nos passam despercebidas em pura poesia. É a alma do concreto tornando visível e nos pedindo um olhar mais atento e humano. Parabéns!

  60. Parabéns! Fotos magníficas!
    Há alguns anos, voltando de Los Angeles para S.Paulo, avisados de que passávamos sobre Brasília, me deparei com uma visão magnífica de luzes formando o avião do traçado original do inesquecível Lucio Costa! Emoção semelhante àquela tive hoje vendo suas esplendidas obras de arte!
    Impossível não se lembrar do Presidente J K, visionário e homem de ação impar, que tornou realidade este sonho, num único mandato há 50 anos atrás!
    Apreciaria ter notícia quando do lançamento do seu livro.
    Parabéns!

  61. Bento, boa noite. Moro aqui desde 1961 e suas fotografias estão maravilhosas. Recebi de minha via email o endereço do seu site. Coloquei esse mesmo endereço na minha página no facebook e compartilhei com amigos e parentes. Um deles foi um tio em Porto Alegre que trabalha em um jornal e ele me enviou a seguinte resposta: Roberto Brenol Andrade Alô, Xyko. Se tiveres uma boa foto, em alta resolução, e que o autor da foto permita a reprodução graciosamente, pode mandar para publicar no Jornal do Comércio em Imagem do Dia. Darei o crédito ao autor da foto e tu me mandas algumas linhas explicando o trabalho e a foto. Abração saudoso em todos. Veja que ele quer publicar suas fotos no jornal onde trabalha e para não ficar no meio do caminho estou informando o endereço da página dele no facebook para voce poder responder diretamente para ele: Roberto Brenol Andrade. Obrigado e parabéns pelo trabalho.

  62. Magistral o seu trabalho !!! Chega a ser emocionante rever esta cidade captada com a sensibilidade , a poesia e a qualidade técnica do seu trabalho e da sua câmera. É a consagração do pintor, do artista e do poeta. Parabéns !! Ligia de Almeida Santos,(carioca, criada e formada em Brasília e morando em São Paulo) 28/08/2012

  63. OLA, SOU DE LEME.SP INTERIOR DE SP, AMEI CONHECER BRASILIA.
    QUANDO ESTIVE AI ME APAIXONEI PELA CIDADE, ESSA SIM DEVE SER CHAMADA
    DE CIDADE MARAVILHOSA, SE O CUSTO DE VIDA NÃO FOSSE ALTO, ADORARIA MORAR AI.
    PARABÊNS BRASILIA, NOTA 1.000.

  64. Camarada, moro em Brasília há 35 anos e você conseguiu mostrar algumas imagens que não conhecia, outras fiquei só na imaginação…… sensacional. Ângulos nunca vistos …. fantástico.
    Parabéns é repetitivo e pouco, mas, parabéns… Extraordinário trabalho.

  65. Realmente as fotos ficaram lindas! Já conheço seu trabalho, mas não sei se é por morar em Brasília, achei essas melhores. Sempre achei que a cidade precisava de umas fotos assim, cheias de luz e cores, com o olhar diferente do mais do mesmo concreto. Parabéns! Queria que o MTur as comprasse e as divulgasse, seria uma bela propaganda para a cidade!

  66. Isso é até covardia, estou no exterior e, vendo este maravilhoso trabalho, chega até querer fazer loucura, tomar o primeiro avião, e aterrizar em solo brasileiro, digo, brasiliense, e sentir toda aquela energia. Parabéns pela divulgação.

  67. Parabéns ao Bento Viana pelas lindas fotos! Parabens, também, ao Ivan, em 25.08.2012, às 18;48, pelas suas observações lúcidas e oportunas. O Ivan só esqueceu de sugerir a eliminação da Câmara Distrital, por totalmente inútil e desnecessária e que tem causado grandes malefícios e prejuízos incalculáveis ao DF. `É um verdadeiro antro de corrupção. Alguém tem dúvida disso? Já esqueceram as roubalheiras fartamente publicadas nos jornais? Uma Câmara que só serve para conceder títulos a “cidadãos” e sorver o dinheiro público que poderia ser empregado na construção de esgotos, Escolas, Jardinagem e outras melhorias úteis e necessarias, principalmente nas Satélites. Sugiramos também a eliminação da eleição de Deputados Federais por Brasília, pois são desnecessários. Se não sua eliminação, pelo menos sua redução para apenas 3 (TRÊS) Deputados Federais por Brasília, número mais que suficiente para representar uma área tão pequena como o DF. Alguém poderia dizer e SP, RJ, MG e outros, também não são pequenas áreas? Como têm 30, 40, 70 Deputados Federais? Outra imoralidade. Apenas 3 (TRÊS) Deputados Federais e 3 (TRÊS) Estaduais, bem como apenas 3 (TRÊS) Vereadores por cidade, seriam suficientes para propor as demandas para tais estados e suas respectivas cidades.

    Grande abraço,

    Luis Américo. (9971-5987)

  68. Caro Bento, cheguei a esta maravilhosa exposição da arte fotográfica através da indicação de um grande amigo de infância – Prof. Aquilino. Foi um imenso prazer ver tuas fotografias que, além de tudo que representam na arte fotográfica, me fizeram recordar dos bons tempos em que morei em Brasília. Uma recordação especial veio com as fotos do foguete do parque onde meus filhos bricaram muito.
    Imensamente grato, por voce compartilhar este maravilhoso trabalho, parabenizo-o pelo exccelente trabalho !

    1. Caro Bento, apenas para retificar que a indicação me chegou através do Marco Antônio, outro grande amigo de infãncia que reside em BSA e também amigo de infância do Prof. Aquilino.

  69. Já tinha visto umas fotos de um profissional brasiliense que é bem detalhista, mas infelizmente esqueci o nome dele. Ele tira fotos de lugares e detalhes que as vezes passa batido de quem não é observador, e por favor, quem conhece algum trabalho parecido e me enviar o site eu agradaço.

  70. Bento, tu és um artista! Creio que, sem uma sensibilidade muito aguçada ,não chegarias a perceber toda essa beleza…
    muitos a sobrevoam.Um abraço .Clarissa

  71. Ângulos maravilhosos, Brasília é linda fisicamente, apenas alguns humanos tentam tirar seu brilho… Tentam, mas acho difícil isso acontecer… Quero ficar velhinha aqui, decidi isso há tempos…!

  72. Fotos belíssimas. De parabéns o fotógrafo, que realmente arrasou. Pelo pouco que entendo de fotografia, fiquei deslumbrada.
    Agora: só me restou uma dúvida. Em que momento estas fotos foram tiradas? Não se vê alma viva, ou melhor dizendo: raríssimas almas… Nem parece que mora gente aí.
    Nem nos parques vc vê crianças correndo. Credo….

  73. Eu moro em Brasilia desde sempre, nasci nesta cidade linda mas você conseguiu vê-la de uma forma espetacular são retratos 52 anos de uma linda história que você eternizou em lindas fotos. Parabéns pelo belo trabalho.

  74. Brasília me deixa nu, com minha carne, meus ossos e minha viagem à solidão cósmica. ………… Moro em Olinda/PE, d’onde avistamos o mar, as caravelas, a cidade lendária do Recife e as almas doídas dos poetas rumo às nuvens de
    um céu sempre azul.

  75. Fiquei muito emocionado ao ver a fotos!!..lindas!!!.. Vc fatografou a placa da SQN 113…quadra que cheguei em 1973 e passei minha infância até sair adulto. Parabéns Bento.

  76. Que lindas fotos é impossível acreditar que tem gente que não admira Bsb, eu morei aí por 6 anos, retornei pro RJ há um ano e estou profundamente triste por ter deixado essa cidade que aprendi a amar, meu sonho é retornar o mais rápido possível e conhecer tudo que não pude conhecer durante os anos que residi aí.Parabéns Bento pelo seu portifólio, sem palavras e coloquei no meu Facebook o link para os amigos conhecerem essa cidade linda, que amo!!

    Parabéns por nos presentear com essas imagens!!

  77. Caro Bento. Congratulacoes. Sou professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, e em 2010, como professor visitante, organizei uma exposicao de fotos sobre os 50 anos de Brasilia, na Faculade de Artes, Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Cornell, EUA, com a ajuda de arquitetos (em destaque para a Joana Franca), estudantes e jornalistas. Essa exposicao foi apresentada nas principais faculdades de Arquitetura dos EUA (Harvard, Yale, Columbia etc)/

    Em 2012, tive a oportunidade de organizar uma semana de extensao com os professores e alunos de arquitetura da Universidade de Munique.

    Como suas fotos dao uma nova perspectiva da arquitetura e urbanismo de Brasilia, o que desperta muito interesse dos estudantes e professores de arquitetura no mundo, gostaria de saber se vc tem interesse de apresentar suas fotos para esses e outras universidade. Em caso positivo entre me contato comigo, Obrigado, e mais uma vez parabens.

    1. Caro professor Otto,
      Tenho sim o interesse em mostrar estas fotos para os alunos e professores da UnB e do mundo.
      Produzi mais de 18.000 fotos para este projeto e estou trabalhando na produção de um livro de arte e quem sabe possa contar com a sua colaboração.
      Meu celular é 61.8133.1111.
      Por gentileza entre em contato comigo para acertarmos os detalhes.
      Muito grato pelo interesse em meu trabalho e pela oportunidade.
      Um abraço,
      Bento Viana

  78. Lamentei o que vcs fizeram com os meus comentários sobre a minha LINDA CIDADE MAGICA. onde morei 26 anos de minha vida, onde construí um circulo de amizades que através dos anos que estou fora, o conservo….Tenho 72 anos e os melhores anos de minha vida foram aí…Criei meus filhos em BSB nos melhores colégios e a Universidade Federal… Essa cidade eh excelente p/ criar filhos, caminhar, meditar, e fazer Tychichuan no Pontão do Lago Sul onde freqüentava assiduamente pois morei bem perto daí na QI. 09 ( beira de pista). Sinto muita SAUDADE !!! Sempre que posso retorno a essa cidade que que se tornou CORDAS DO MEU CORAÇÃO …. Vc foi muito feliz na coletânea que tirou de fotos de BRASÍLIA ….

  79. Olhando-te aqui do alto\És feita de curvas e retas\Que ornamentam o planalto\Aonde te aquietas.
    A água que te contorna\Reflete o sol poente\Que de beleza te borda\Para te fazer diferente.
    Ponte que liga duas pontas\Com seus arcos se refletindo\Porque ao mundo afrontas\Com esse sorriso tão lindo?
    De dia tu és claridade\À noite plena iluminação\Assim exibes tua vaidade\ De ser a Capital da nação.

  80. Que belas fotos!!!! Amo demais esta minha cidade. Vou guardar estas fotos para mostrar aos meus netos.
    Melhor lugar do mundo para se viver. Parabéns Bento Viana, desejo-lhe muito sucesso!

  81. DESDE 1968 QUANDO AQUI CHEGUEI COM MINHA FAMILIA QUE PASSEI A AMAR ESTA CIDADE, INFELIZMENTE TÃO MALTRATADA PELOS NOSSOS GOVERNATES POR NÃO DAREM A ATENÇÃO QUE ÉLA MERECE

  82. Meus parabéns! Seu trabalho artístico e fotográfico é belíssimo! Sou carioca e nunca fui a Brasília. Vou guardar essas imagens na cabeça e no coração pois elas serão para sempre as IMAGENS de Brasília que terei na lembrança. Boa sorte no projeto de seu livro! Obrigada e saudações vindas do Rio de Janeiro.

  83. Bento Viana, parabens!
    Suas fotos são belissimas, mostram muito bem a arquitetura futurista da nossa cidade em contraste com a bela natureza do Planalto Central.
    Gostei muito principalmente da Catedral de Brasília vista a noite.
    Muito Sucesso.

  84. “SE EU SOUBESSE COMO DÓI A VIDA/ ESSA DOR TÃO DOÍDA, NÃO DOÍA ASSIM”..Éssa é também a dor da saudade que sinto agora, após 19 anos em que deixei a minha Brasília. Brasília que eu conheci quando ela era uma criança, com 09 anos de inaugurada. Eu, à época, com menos de 30 anos de idade. Brasília de Dom Geraldo Ávila. O sempre querido Dom Ávila. A lembrança de seu sorriso que cativava a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e, como eu, privarem de sua amizade. Brasília da Ermida de Dom Bosco. Ponto obrigatório para onde eu levava todos os amigos que iam conhecê-la. Brasília, da Água Mineral, com seu caldo de cana e seus pastéis. Ah! como sinto saudade do cheiro daquela água e de suas árvores. Ao ver os Ipês lembrei-me do canto das cigarras. As “tesourinhas” que vi serem contruídas. A terra vermelha do “eixão” ainda sem grama. A terra vermelha do “minhocão”. O vermelho do barro ao seu redor e das idéias de seus estudantes e de seus Professores. Todos jovens! Todos de mãos dadas defendendo um Brasil melhor. Um Brasil jjusto. As lembranças voltam e dizem-me: “Nem todos. Haviam também os “alcaguetes”, tanto entre os alunos quanto entre os Professores. Eram como o joio entre o trigo.
    Lembranças de uma Brasília onde as crianças brincavam livremente. Onde não se tinha medo. Adeus Brasília! Foi bom lhe rever através das fotografias de Bento Viana.

  85. Parabéns, Bento Viana. Suas fotos são de encher os olhos de qualquer um. Nossa cidade é linda. Nasci aqui e aqui quero viver sempre. É uma pena que políticos inescrupulosos, a mando da especulação imobiliária querem acabar com a beleza e singularidade de Brasília. AMO BRASÍLIA para sempre.

  86. Sou mineira , mas tenho que tirar o chapeu para Brasilia, só agora depois de 8anos morando nela, vista de cima me apaixonei. Só faltou uma foto para fechar com chave de ouro: O MARAVILHOSO POR DO SOL NO TEMPO SECO, para quem nao conhece, ELE É VIOLETA, é a coisa mais linda desta cidade. Parabéns

  87. Busquei na mente e nos dicionários palavras para expressar meu sentimento pelo visual que nos foi proporcionado. Nada encontrei à altura a não ser a maravilhosa realidade que passa despercebida no dia a dia, talvez na própria vida. Sinto ainda mais quando lembro os primeiros dias de árduo trabalho dos homens e máquinas a movimentarem a terra. Era o início de Brasilia. Pernoitei num hotel construido com madeira de forro (macho/femea) no Nucleo Bandeirantes onde o ‘quarto’ media 1,50m x 2,50m; os cabides eram pregos na parede e o banho num cubículo externo. Retornei várias vezes, mas rendo-me a confessar: até agora não conhecia Brasilia. Doei as três primeiras revistas editadas sobre a construção de Brasília. Lembro que na primeira, na capa ou contra-capa, a foto de Bernardo Sayão, falecido num acidente na construção de uma estrada, cujo local neste momento me escapa. Por final, remeti às fotos para Portugal e Alemanha. Diante da grandeza do seu trabalho e arte, cumprimento lembrando o refrão que o ‘futuro se faz com o presente’.

  88. Brasilia, linda demais …tenho uma relação muito forte com essa cidade…até porque aí moram alguns de meus amores…Madá , Marina e Artur…

  89. Parabéns BENTO!
    Cada dia, fico mais apaixonada por esta Cidade maravilhosa! Com uma arquitetura ímpar!
    As fotos, são de excelência!
    Brasília, precisa ser mostrada para o mundo inteiro!
    IRANI DE SOUZA ARAÚJO LEAL FERREIRA

  90. Parabéns! Serviço de profissional inigualável.
    Uma sugestao: nomei os locais,mesmo por siglas, para quem nao conhece é fundamental.

  91. Meu caro Bento,
    fiquei estarrecida com a beleza das suas fotos. Sou amante da fotografia e jamais havia visto tão belas imagens da nossa amada cidade.
    Parabéns!
    Neurídice

  92. Adorei……Parabéns vc é realmente um artista. Deveria publicar essas fotos não somente em livro mas fazendo cartões postais, pois os de Brasília que encontramos em papelarias são horríveis. Estas fotos sim merecem serem divulgadas e colocadas no papel para que possam ser enviadas para amigos e mostradas. Eu já vou enviar para amigos estrangeiros pela internet.

  93. Acendeu minha saudade! Desde 74 estou num ir e vir de Brasília sem fim, e consegui transmitir pras minhas filhas meu amor pela cidade. Mas vou dizer … não reconheci alguns lugares, não que isso importe. Amo essa cidade, e amei ver as fotos, todas muito bonitas.

  94. Mais do que uma belíssima seleção de fotos, suas fotos são uma obra de arte. Seu trabalho é bom demais. Finalmente, Brasília poderá ter cartões postais dignos do seu caráter artistico. Espero que voce pense nesta possibilidade. Colecionei todos os cartões postais antigos de Brasília, mas confeso que nunca me senti satisfeita com as imagens. Quero os seus. Parabéns!

  95. Bento, sou apaixonado pela minha cidade, vi suas fotos escutando aquarela do Brasil ficou a combinação perfeita, sua fotos, minha cidade e Diogo nogueira e convidados.parabéns

  96. É… morremos e não conhecemos nem a cidade em que moramos… Ela está cheia de lugares, curvas, mistérios que não vemos… Parabéns ao fotógr
    afo!

  97. Bento: desde que via suas fotos da Antártida – quando estudávamos Geografia no CEUB – que percebi o quanto o seu trabalho é de qualidade. E logo depois você expôs aquelas fotos do Peru/Bolívia no auditório e eu corroborei meu pensamento. Olhando para esse ensaio SENSACIONAL eu tive a certeza que você é um grande fotógrafo. Parabéns e um abraço, amigo! Augusto Perdigão.

  98. Brasilia é muito linda, não é adoa que é uma cidade modelo,mas o fotográfo, também, contribuiu para ficar ainda mais linda. Parabéns.

  99. Lindíssimo trabalho! Parabéns! Mas vai aí uma dica, só faltou identificar as fotos, ou seja, os nomes dos monumentos, das regiões, dos locais onde foram tirados, para aqueles que não conhecem Brasília poderem saber o que estão contemplando.

  100. Parabéns Bento Viana, são sensacionais os ângulos que vc consegui captar da nossa capital. Nasci no RJ, e morei 37 anos na Asa Sul, em cada ponto desses locais fotografados guardo alguma lembrança, muitos e muitos amigos compartilharam comigo momentos inesquesíveis nestes. Moro a 2 anos em Fortaleza, tudo é muito legal, as praias são todas belas, e etc…tal, mas BsB estará sempre presente em minha vida, quando puder sempre irei visita-lá.

    Sucesso em sua carreira, e continue nos presenteando com seus trabalhos.

    Vc poderia fornecer um site onde eu poderia acompanhar seus trabalhos.

    Um grande abraço.

  101. Achei o trabalho excelente. Poucos fotografos no mundo fariam umas fotos tão perfeitas. A unica coisa que
    faltou foram as legendas. Quem mora ou já morou em Brasilia reconhece facil todos os locais. Mas quem é de fora
    fica voando.

  102. Maravilhosoooooooooooooooo, poxa a gente só dá valor pras coiss qdo não tem mais.
    Morei 12 anos em Brasília e como diz o ditado: o 1º ano vc odeia, o 2º vc detesta e o 3º não quer mais sair de lá.
    Saudades………

  103. Belíssimo esse teu trabalho. Pra nós que conhecemos e amamos Brasília é relativamente fácil identificar praticamente todas as fotos, mas pra quem não é daqui não é fácil identificar. Eu, por exemplo, mandei esse link pra muitos amigos meus que não são daqui. Portanto gostaria de deixar uma sugestão: se for possível, identificar as fotos. Acho que vai ser de grande valia pra quem não conhece a nossa cidade. Abraços.

  104. Um belo trabalho fotográfico registrando quão bela está a capital dos brasileiros, agora fartamente arborizada e totalmente edificada. Senti saudades dos idos da década de 1980, época ainda com espaços vazios, alguma poeira e árvores sendo plantadas. Foi um período de frequência na piscina do Parque Nacional e a construção, desde o início, do Santuário de São Francisco de Assis. Lamento apenas que a classe política não é digna da grandeza da cidade.

  105. Lindo, fantastico, maravilhoso…todos estes adjetivos realmente sao apropriados para suas fotos. Contudo, meu sentimento ao ver esta cidade artificial e de desconforto. Linda, porem fria, distante de tudo e de todos. Uma cidade criada para ser capital de um Estado corrompido. Um lugar para onde foram brasileiros de todas regioes, com o objetivo de melhorar sua condicao financeira. Por isso lutaram muitas vezes com o olhar nas origens, portanto, longe desta terra de pequenas arvores distorcidas. Brasilia, minha cidade natal, me faz sentir um daqueles bonecos de maquete! Repare nas suas fotos…elas retratam uma gigantesca maquete. E como todas as maquetes, fria, com seus bonecos distantes uns dos outros e as coisas milimetricamente organizadas. Brasilia e linda! Mas sua beleza nao aquece o coracao de seus moradores. Parabens

  106. Bento … Bento, só podias ter este nome! Tua obra é tocante, emociona. Parabéns pelo espetáculo.
    Acho que nem o grande Lúcio Costa chegou a imaginar que sua Brasília ficaria assim tão bela!!!!!!!!!
    Quero o livro.

  107. Caro, você tem um olhar que me surpreendeu! Parabéns pelo magnífico trabalho. Irei divulgar com todo o prazer. Obrigada por nos mostrar um ângulo que nem todos tínhamos condição de ver. Por favor: faça mais trabalhos como este!
    Abraços!

  108. Prezado Bento
    Morei em Brasilia de 1967 até 1986. Voltar a Brasilia é sempre fascinante, mesmo que em foto. Parabens pelo seu trabalho. Um forte abraço.

  109. parabens Bento pelo belissimo trabalho. Sou paraibana de nascimento e brasiliense de coracão.Ai morei durante 23 anos minha filha é brasiliense tambem ama Brasilia.É uma pena que a estrada de contorno do bosque prossímo ao HFA tenha virado uma selva de pedra com vários edificíos gigantescos contrariando assim a bela estrutura inicial da cidade.Ai fui fazer pós graduacao e fiquei aí ate aposentar-me.Quando o livro ficar pronto avise-me.Obrigada.

  110. Esta também pode ser chamada, com justiça, de cidade maravilhosa! Maravilhosa pela arte e mãos humanas; maravilhosa, pela capacidade de acolher e congregar brasileiros de todos os lugares. Suas fotos são belísimas! Parabéns!

  111. Prezado Bento Viana, voce conseguiu demonstrar nesssas lindas fotos, a arte, poesia e encanto desta cidade, em angulos inéditos. Certamente essa obra prima é fruto não só do seu dom artistico mas também do sentimento de carinho e apego que cultivas por esta cidade. Quem mora aqui entende bem o que é ser atraído pelos encantos desta cidade. Parabéns pelo magnífico trabalho!

  112. Vi voce nascer em alvoradas de fé/Misteriosa realidade do destino/Oferecía preces/Canto de seriemas/Se transformou iluminada/Por estrelas e luas espías…¡¡¡FELICITACOES!!!sou pioneira… cheguei antes da inauguracao ,(com 9 anos) …Suas fotos sao 1 rodamoinho de saudades para mim que estou fora do pais…¡¡¡AMEI!!! tenho 1 serie de fotos intervenida com versos de meus poemas sobre Brasília…¡¡¡EXCELENTE OBRA!!!

  113. Belas fotos, parabens!
    Morei ai de 1961 a 1966, era professora da Fundacao, meu marido foi um dos primeiros a chegar ai em 1956 com a cosntrutora Rabelo, hoje extinta, que fez maioria das obras dai, palacio do planalto, rodoviaria, teatro nacional, banco do brasil e muitos outros. Fiquei muito saudosa. Parabens e muito sucesso.

  114. Trabalho maravilhoso! As fotos estão lindas. Com certeza o livro será um sucesso. Deveria fazer de outras cidades também e lançar um livro Brasil. Já imaginou os turistas na Copa 2014 e Olímpiadas 2016? Sucesso!!!!! Parabéns.

  115. Bento,
    Acabei de chegar de Brasilia/DF, e fiquei encantada com as fotos que você tirou de lá, olha que tentei algumas fotos, mas longe de serem iguais as suas. Brasilia realmente é muito bonitas, lá a gente tem a impressão que o mundo é bem maior.
    Até o clima de Brasilia me faz bem, mesmo com essa baixa de umidade tão grande, pra resumir “EU AMO BRASILIA”

  116. À distância, sem dúvida uma maravilha, mas, de perto, nos detalhes, tudo muito deixa a desejar! Falta esmero, manutenção, conservação!

  117. Vc foi muito feliz na escolha das lentes, das cores, da perspectiva. É a cidade de nacimento da minha filha, que adorará ver sua cidade pelos seus olhos e não daqueles que acham que Brasília se resume em políticos corruptos.
    Parabéns!

    Mereaim.

  118. Nossa cidade é linda mesmo! Mas o fotógrafo a deixou ainda mais bonita, pois captou a sua alma pradoxal: simultaneamente fria e ardente, próxima e distante…Preciso dizer? Adorei.

  119. E o saudoso Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, esse sim um Estadista, foi crucificado por sua obstinação quanto à construção de Brasília. Já começou a ser redimido pela História. Cumprimentos pela qualidade das fotos.

    Carlos Eduardo Pellegrini Di Pietro
    São Paulo-SP

  120. Adorei esta fotos da minha querida cidade, moro aqui há 50 anos, fui criada aqui e acho Brasilia muito linda…. florida, esverdiada e azularada com a cor do nosso lago se juntado ao ceu maravilhoso e com o dorado do por do sol. A arquitetura de Brasilia, foi mostrada lindamente por suas fotos. Parabéns….. adoreiiiiiiiiiiiiii. Luiza

  121. oi bento, seu olhar faz brasília ficar ainda mais uma cidade única, espacial, com construções, contornos, espaços, águas, verdes e vazios que são só dela, que antes dela não tinha. como a música de jobim, que antes dêle não tinha. me amarrei. abração. badu

  122. Belíssimo trabalho. Não sou fotógrafo, mas gostei muito da estética e da visão…Nem gosto muito de Brasília, mas pela tua visão passei a vê-la com outros olhos.

  123. Lindas, lindas, lindas. Recebi seu link como presente de uma amiga. Sou brasiliense e estou morando fora de Brasília desde 1994. Fiquei encantada pelos ângulos que vc registrou. A que mais me emocionou foi a do foguete no parque. Ao fazer 50 anos vê-lo de cima é incrível. Ele sempre foi o maior brinquedo nas travessuras de 45 anos atrás. Estou ansiosa pelo livro de arte que será sem dúvida o que estará na mesa de centro na minha casa. Parabéns!! Desejo muito sucesso.

  124. Talvez seja eu uma das poucas pessoas que viu Brasilia antes de nascer e presenciar sua inauguração. Fui com o Marechal José Pessoa para demarcar o Quadratífero de Brasília depois nasce, ainda no governo de Café Filho, depois fui um dos primeiros da FAB e morar em Brasília. Antes de residir definitivamente em Brasília, hospedei-me no Catetinho. Desses efeitos, tenho dois elogios nas minhas folhas de alterações, a de medir o Quadrilátero e o da Inauguração. Sinto orgulho de estar entre aqueles acreditavam nesse projeto. Essas extraordinárias fotos ficarão arquivadas e indelevelmente gravadas nas nossas memorias. Parabéns para esse que fez esse brilhante serviço. – Irman, possivelmente pi otário e não pioneiro, os pioneiros são aqueles que vieram desfrutar daquilo que construímos.. .

  125. Realmente BRASÍLIA é LINDA….continuo tendo a esperança que aconteça a profecia de D. Bosco: “terra que jorrará mel..” a cidade pensada por José Bonifácio e tantos outros antes de Juscelino K. de Oliveira. Moro em Brasília a mais de 40 anos, não sei se moraria em uma outra cidade. Viajo muito , e nada se compara a Linda Capital da Esperança , de muito nordestinos. Cidade-Mãe do mundo, pois ela aqui agrega não somente o povo brasileiro, mas também “a gregos e troianos”…

  126. Belo trabalho! Parabéns!

    Será que vc fotografou também o QG do Exército, o setor militar e aquela praça do Burle Marx? Se não, vale a pena…

  127. Bento, vc humilha de tão bom!!! Se algum dia quiser fazer uma sonora comigo lá na Transamérica para a nossa agenda cultural é só me mandar um e-mail. Parabéns! Ilka Oliveira

  128. Linda suas fotos! Brasília fica até mais bonita vista de cima, assim podemos sentir a beleza do projeto. Suas fotos são maravilhosas. Parabens!

  129. Gostar de Brasília mais do que gosto só se nascer de novo. Enorme beijo a todos que a amam.
    Minha Filha e meu Neto nasceram aqui. Minha Mulher e eu continuamos lutando para preserva-la.
    Desejamos que os incovenientes que a tentam ou tentaram destruir tenham ao fim da vida aquela frustração de
    que não conseguiram, apesar de terem tentado tanto, em vão. Eduardo Dornas.

  130. Parabéns pelas escolha do tema,pelos locais, pelas texturas naturais, pelos enquadramentos, matizes e muitas outras coisas que só compartilhando deste seu feelling pode-se aquilatar a grandeza da sua alma através da sua objetiva. Gostei muito do que vi e senti. Parabéns é pouco !

  131. Sua sensibilidade “transbordou” … para as lentes! Magnífico trabalho!
    Já estou ansiosa pela publicação do livro! Não deixe mesmo de compartilhar esse talento e a beleza indiscutível (mas nem sempre reconhecida) de nossa capital.
    Parabéns!
    Gisele Mendes.

  132. BENTO VIANA,VOCÊ É O CARA.
    PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO, VOCÊ ME PRESENTEOU INCLUINDO A SQN 113 NO ROL DE SUAS FOTOS.MUITOS FOTOGRAFAM BRASÍLIA, MAS ,O SEU TRABALHO É UM DIFERENCIAL.SUCESSO, SEU TALENTO É IMPAR.MORO EM BRASÍLIA A 28 ANOS E NÃO ME LEMBRO TER VISTO FOTOS TÃO EXPRESSIVAS.

  133. Suas fotografias são obras artísticas gráficas meritosas por si mesmas. Um interpretação visual de Brasília, com estilo próprio, trazendo visões particulares e diferenciadas desta cidade amada e odiada. Para quem vive aqui e ama a cidade, são uma delícia… parabens, e um abraço – David Pennington

  134. Caro Bento,
    Fiquei feliz. Este olhar sobre Brasília é doce com essa menina merece. Nem falo da arte, é dela que vivemos.
    Parabéns.
    Um abraço aos dois.

  135. Estive nesta Fantastica Cidade, em Agosto deste ano de 2.012, e agora diante de tais e magestais Imagens, acabo de decidir de uma Vez por Todas. IREI MORAR EM BRASILIA. Devo me transferir da Bahia em Janeiro. Nada me segura por aqui, sou Autonomo e Independente, além de Sò. Viverei esta Magestosa Realidade. Caro Bento, Deus lhe Abençoe, Muita Sorte, e Muito Grato mesmo por esta demonstração inequivoca de tanto Talento. Parabens!!! Roberto Domingues – Solutions Designer.

  136. Parabéns pelo seu trabalho. Estou em Brasilia desde 1970. Aprendi a amar Brasilia. Adoro Brasilia e ver a nossa capital do alto é uma sensação de liberdade. As fotos são maravilhosas,lindas exuberantes. Algecira Amaral

  137. Eu adorei , brasilia tem suas maravilhas, eu amo esta capital, é a noite, ela se veste de lindeza no escuro da natureza, e na charidade dos sentimentos mais ocultos. brasilia vc. e muito linda , obrigado a vc. que colocou estas maravilhas. para nós aprecie, tantas beleza. sõnia cristina

  138. Parabéns! sugiro para sua obra de arte ficar impecável uma trilha sonora e identificação dos locais, mesmo sendo moradora de muitos anos, não consigo identificar todos os locais. Bravo! muito bom mesmo…. que idéia genial.

  139. Trabalho Maravilhoso!!! Vc tem alma de artista. Posso deixar uma sugestão, para um futuro tema? Brasilia e os Ipês. Por incrível que pareça este ano percebi que se vc quer saber em que período da estação estamos, basta observar os ipês em suas variadas cores espalhadas pela cidade. Só sei de uma coisa: qd. os ipês brancos começarem a florescer pode ter certeza de que a estiagem está no fim e inicia o ciclo das chuvas. Sucessos!

  140. Bom, eu achei maravilhosas as fotos, só acho que toda vez que falamos de Brasília, sempre são os mesmos locais, os mesmo monumentos, as mesmas pistas. Que tal se acrescentássemos algumas cidades satélites. Já sei, vão falar que estou falando isso por que moro em alguma cidade satélite. Quem pensou se enganou. não minha opinião, as cidades satélites também fazem parte do conglomerado Brasília, por diversos motivos ou colocação.

  141. Há que se dizer: parabéns pelo trabalho de excelente qualidade!!!!!
    Fiquei com vontade de nome do local a cada foto, pois estou aqui desde 1961 e de algumas foto não identifiquei o local.
    Este trabalho é digno de ser exportado para os externos merecedores que amam e respeitam nossa terra.
    Há que se continuar produzindo coisas assim: simples mas que dizem muito ou quase tudo da nossa cidade!!!
    Essas fotos se constituem em ícones de integração entre nós daqui e com outros que estão além.
    Obrigado pela lembrança.
    Lourenco

  142. REALMENTE, BRASÍLIA É BELA VISTA DO ALTO, MAS SE ANDARMOS PELOS SEUS ” A PÉ OU DE CARRO”, O QUE SE VÊ MUITO É PESSOAS PASSANDO FOME, CRIANÇAS ABANDONADAS E MUITOS DROGADOS, MANÍACOS SEXUAIS, E MUITA, MAS MUITA INDIFERENÇA.

  143. Esta cidade é um presente de Deus para aqueles que têm a sensibilidade de sentir a beleza do Eterno em cada
    traço da sua arquitetura!
    Brasília, amo você.

  144. Adorei as fotos. Belo trabalho!
    Olhando suas fotos me deu vontade de visitar Brasília novamente!!
    Parabéns!!!
    Gostaria de ver minha cidade fotografada assim também!

  145. Maravilhoso!!! É uma obra de arte, tanto o seu trabalho quanto a arquitetura de Brasilia, show!!!
    Na proxima faça um trabalho na parte “mais carente”, vale a pena ver essa parte e tentar sensibilizar os governantes!

  146. Bento, parabéns! Brasília é linda demais. E você…. um gênio. Obrigada por mostrar ao Brasil todo, tanta beleza e competência.

  147. Menino de Deus!!!!Você é magnífico como artista!!!Que belas tomadas…estou ausente há 25 anos e deu pra matar a saudade dos ipês e de tantos ícones de nossa querida e amada cidade…Confesso que não segurei as lágrimas, ao rever a cidade segundo seu olhar, e ao sentir sua sensibilidade!!!Que bom saber que existem pessoas como você!Parabéns Bento!!! Uma amiga me enviou o seu link e saiba valeu a pena clicar! Obrigada por seu trabalho…ele é simplesmente incomparável!

  148. Olá, as fotos ficaram maravilhosas. Tenho uma crítica a fazer faltou identificação, eu moro em Brasília e teve fotos que eu não identifiquei. Se estas fotos forem vistas em outras cidades fica difícil saber localizar. Parabéns.

  149. Nascida e criada em Brasília….Pela primeira vez pude ver o Brasília de uma forma tanta linda. Deu saudades da minha terra…Obrigada pelo trabalho maravilhoso!

  150. Talento, criatividade e amor por essa cidade constituem o diferencial de seu magnífico trabalho! Parabéns e obrigada pelo que nos proporciona.

  151. Maravilhosas!! Obrigadíssima! Não há possibilidade de colocar o nome de cada local? Especialmente por compartilharmos o site com amigos de fora… Sônia

  152. Amada e terna mãe Brasília, amo como tu és, magestosa, acolhedora, onde cheguei jovem, criei meus filhos,onde meu marido conseguiu trabalho para sustentar a nossa família, a conheço como a palma da minha mão…
    Não tenho palavras para expressar tamanho sentimento que tenho por ti, não vivo sem você Brasília, onde o sonho de um Santo, Dom Bosco, e a ousadia do nosso querido JK. Não gosto quando falam mal de você, a defendo imediatamente, a cidade mais lindo do mundo, seus povos mil, ruas largas, árvores encantam essa mãe terra, que posso mais dizer de ti mãe Brasilia, dessa ignorante que vos elogia e te ama de coração, aqui morrerei feliz…
    Não há céu mais lindo do que tu mãe Brasília, sotaque de todos os povos, ninguém é excluído, você acolhe há todos, és mãe de todos…
    PARA SEMPRE MINHA MÃE BRASÍLIA, TE ADMIRO ONTEM, HOJE E SEMPRE!!!

  153. Parabens! Um dos mais lindos trabalhos que já vi em toda a minha vida! As fotos são fantásticas. O sonho de Juscelino tornando Brasilia uma realidade!!!

  154. QUE BELEZA ! Fotógrafo/excelência e Brasília que , como gaúcha, faz 39 anos escolhi por imenso carinho ! Obrigada. ARTE PURA! Dom de Artista, mesmo! Abraços, lilian bauer

  155. Bento essas fotos são realmente um presente seu para quem ama Brasília, o Brasil e a vida. Curtir a Capital Federal é também constatar como esse País é maravilhoso em toda a sua diversidade . O prazer que a beleza desperta é indescritível… Obrigada pela generosidade de seu trabalho, pela divulgação e o meu reconhecimento pelo seu talento e sensibilidade, próprias de um grande fotógrafo – artista.

  156. Caro Bento, o site Airpano.com abriu o oportunidade de candidatar cidades ao trabalho deles. É provável que você já os conheça. Como tenho o seu site referencial como o “MELHOR” de Brasília, enviei-lhes o link para que possam acessá-lo. Parabéns pelo lindo trabalho. Se o Airpano.com entrar em contato com você, já sabe do que se trata. Deus abençoe. Claudia.

  157. Parabéns, belas fotos.
    Na minha forma hiper limitada de ver, considero que seu trabalho destaca a importância das árvores e do verde em bsb.
    Há uma integração entre os grandes espaços onde só se vê cimento armado e locais onde as árvores predominam.
    Elas humanizam o espaço. Elas transformam esse monte de caixinhas distribuidas simetricamente em algo “organico”, integrado.
    O monumento JK ganha vida e fluides com as árvores no fundo..
    interessante é que o “projeto” paisagistico de brasilia foi criado pelos seus moradores, trabalhando junto com a natureza.

  158. Lamento não ter visitado Brasília quando morei no Paraná e S.ta Catarina. Graças a um amigo que me enviou um email, pude “conhecer” essa maravilha arquitetónica e de um planejamento invejável ! Agradeço aos seus criadores e ao fotógrafo Bento que demonstrou seu alto nível de fotógrafo cuja sensibilidade revela o ARTISTA !

  159. Obrigada pelo presente Bento. Tudo é pura poesia: seu texto e suas fotos. Parece-me que o artista escolhe a sua maneira pessoal para se expressar. Neste caso, você mostrou as criações humanas. E como seriam as fotos das pessoas vivendo em Brasília?

  160. Esta série de fotos está simplesmente sensacional. Muito inspirada e construída a apartir de um olhar muito sensível. Isto é fruto de um trabalho profissional de muita competência. Meus parabéns.
    Nilson Lemos.

  161. Obrigado por nos proporcionar este prazer de ver esta obra de arte de um ângulo tão bonito.
    Precisamos escolher melhor os nossos políticos para não colocarmos tanto lixo num lugar tão perfeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s